top of page

Vantagens em obter a sua Nacionalidade Portuguesa



Quer saber quais são as vantagens de obter a nacionalidade portuguesa?


Muitos brasileiros têm direito de obter a Nacionalidade Portuguesa e sequer sabem disso. Os filhos, netos ou em alguns casos até mesmo bisnetos de portugueses, podem também se tornar cidadãos portugueses, mesmo tendo nascido em um país estrangeiro, como o Brasil por exemplo, bastando que manifestem sua vontade e comprovem documentalmente seus laços familiares.


Ainda há a possibilidade de quem adquiriu a nacionalidade portuguesa transmitir o direito através do casamento ou união estável, mas o objetivo deste artigo não é detalhar as hipóteses, e sim trazer algumas das muitas vantagens que você terá em obter a Nacionalidade Portuguesa.


E já adianto que as vantagens não se restringem somente a quem deseja morar no país. Vamos lá?


1) Portugal possui um dos passaportes mais fortes do mundo


O passaporte português atualmente é considerado o terceiro mais poderoso do mundo pelo Passport Index, que avalia em tempo real e com abrangência global, a classificação dos passaportes e possibilidade de entrada em mais de 190 países.

E, claro, poder viajar pela Europa como cidadão da União Europeia é um enorme benefício desde a imigração, já que o passaporte vermelho permitirá que você transite pelos países membros da União Europeia com pouca ou nenhuma burocracia.


Você também terá livre acesso à Portugal e poderá optar por viver no país e trazer sua família para desfrutar da qualidade de vida que ele oferece, inclusive com livre acesso ao sistema público de saúde.


Além disso, caso sua intenção seja residir em outros Estados-Membros da União Europeia por períodos superiores a 3 meses, você não precisará pedir um visto de residência, mas tão somente uma permissão que poderá ser solicitada junto à imigração de forma simples.


2) Poder transmitir a Nacionalidade Portuguesa para as próximas gerações


Na minha opinião uma das maiores vantagens em obter a nacionalidade portuguesa é poder passá-la adiante, possibilitando que não só você, mas também os seus filhos e netos possam escolher onde querem construir suas vidas no futuro.


Portugal é muito mais do que um destino turístico e tem sido a escolha de muitos brasileiros que buscam mais qualidade de vida vivendo fora do país.

No entanto, muitas pessoas que acabam deixando para depois perdem o direito à nacionalidade portuguesa e, consequentemente, não poderão transmitir esse direito aos seus descendentes.


Iremos abordar esse assunto de forma mais detalhada em um próximo artigo, mas o importante é que você saiba que o direito à nacionalidade portuguesa não é ilimitado, ou seja, é fundamental que você busque uma consultoria especializada o quanto antes para não correr o risco de perder esse direito.


3) Melhor qualidade de vida


Se você busca melhorar a sua qualidade de vida, o fato de poder residir em Portugal, e até em outros países europeus, pode te proporcionar viver em segurança, o que nem sempre é possível no Brasil, e ter uma excelente qualidade de vida.


Com baixos índices de roubos e violência, Portugal é considerado o sexto país mais seguro do mundo e o quinto da Europa, segundo o Global Peace Index 2022. A Islândia e Nova Zelândia ocupam os dois primeiros lugares, seguidos pela Irlanda, Dinamarca e Áustria, numa lista que conta com 163 países.


Isso atrai cada vez mais estudantes, aposentados e famílias que buscam mais sossego e tranquilidade no seu dia-a-dia.


Em Portugal você poderá andar pelas ruas sem medo, sendo muito comum ver pessoas nas ruas até altas horas com seus celulares na mão, ou em um dos inúmeros parques durante o dia trabalhando, tranquilamente, com o seu notebook no colo.


Se você gosta de viajar pela Europa, é possível comprar passagens baratas e as promoções são frequentes em qualquer época do ano. Já pensou poder curtir um final de semana na Espanha, na França ou na Itália?


4) Dispensa de vistos


Os nacionais portugueses que desejem viajar a turismo para os Estados Unidos ou para o Canadá estão isentos da burocracia do pedido de visto, sendo necessário apenas o preenchimento da Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA). Já no caso do Japão, também há a dispensa do visto e nenhum outro procedimento é necessário.


Além disso, os cidadãos dos países integrantes da União Europeia têm a liberdade para escolher em qual país do bloco viver, bastando para isso registrar-se junto à imigração, obtendo um certificado de cidadão europeu vivendo naquele Estado-Membro da UE.


Também é muito comum em Portugal as empresas realizarem o intercâmbio de funcionários para suas filiais distribuídas em outros países do bloco.


5) Acesso ao serviço público de saúde de qualidade


Em Portugal, e na maioria dos países da Europa, o sistema público de saúde é referência.


O Serviço Nacional de Saúde funciona e é utilizado por grande parte dos portugueses. Apesar de público, são cobradas taxas simbólicas (coparticipação) pelas consultas e exames realizados.


Além disso, para quem quiser contar com o atendimento da rede particular, é possível contratar um bom seguro saúde gastando muito pouco, o que também pode ser uma enorme vantagem.


6) Acesso às melhores escolas e universidades


Como cidadão europeu, não apenas terá abertas as portas do sistema de ensino português, como também de todos os países integrantes da União Europeia.

No país, o sistema de ensino é gratuito até o final do ensino médio. Já as universidades são pagas, no entanto, os valores para alunos cidadãos portugueses são muito menores do que para alunos estrangeiros, e isso vale tanto para os cursos de graduação, quanto para os de pós-graduação, mestrados e doutorados.


Além disso, é possível usar sua classificação no Enem para o ingresso em uma universidade em Portugal.


7) Acesso à cultura e lazer de qualidade


Portugal é um país que incentiva a cultura, sendo muito comum se deparar nas ruas ou nos parques e praças com festividades, shows e feiras tradicionais com entrada gratuita.


Os museus e locais históricos não são poucos e é muito comum de terem a entrada gratuita em alguns dias do mês.


Os parques ao ar livre e as praças estão espalhadas por todos os lugares e são um convite aos passeios com a família, piqueniques, à prática de esportes ou até mesmo para tomar um sol durante os meses mais quentes.


Bom, certamente não conseguimos abordar todas as vantagens aqui neste artigo, mas acho que já deu para perceber que são inúmeros os motivos para você ir correndo pedir a sua nacionalidade portuguesa, não é?


Deixem suas dúvidas ou sugestões de artigos que desejam ver por aqui. Vou adorar ouvir a sua sugestão!


Um abraço e até a próxima.


0 comentário

Comentários


bottom of page